REGULAMENTO DA GINCANA

I GINCANA CULTURAL DA E.E. PROF. JOSÉ LUIZ DE SIQUEIRA




TEMA: Educação e Cidadania





REGULAMENTO GERAL

1. DAS DISPOSIÇÕES GERAIS

1.1 - Este Regulamento dispõe sobre a organização da I GINCANA da E.E. Prof. José Luiz de Siqueira, e foi elaborado pela Comissão Organizadora.

1.2 - Todas as pessoas que participarem de qualquer forma do evento estarão sujeitas às condições deste Regulamento. Não serão aceitas alegações de desconhecimento deste documento, já que será dada a necessária e suficiente publicidade do mesmo, com o apoio das equipes.

1.3 - É de responsabilidade dos Coordenadores da equipe a ampla divulgação junto aos integrantes de sua equipe.



2. DA COMISSÃO ORGANIZADORA

2.1 - Compõem a Comissão Organizadora:



Adilson Antônio Plaine

Joselito Avelino Braga

Léia Gonçalves de Souza

Márcia de Sousa Pagani Cardoso dos Santos

Maria Aparecida Alves Brandão

Maria Emília Marcari Muniz

Silvana Porto Massola Sumi

Silvia Maria Borges Homem

Terezinha de Jesus Zerbinatti

Tiyoco Eliana Okano do Nascimento



3. DOS OBJETIVOS DA GINCANA

A gincana procura atender aos seguintes objetivos:

3.1 – OBJETIVO GERAL:

3.1.1 – Estimular o desenvolvimento dos pilares da educação: aprender a conviver, aprender a fazer, aprender a pensar e a conhecer, aprender a ser, aprender a empreender e aprender a transcender.

3.2 – OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

3.2.1 - Promover a integração entre estudantes, professores, funcionários, pais e comunidade oportunizando a integração escola, família e comunidade.

3.2.2 – Desenvolver os valores ético-cristãos, exercitar a solidariedade, cultivar o cuidado com o meio ambiente, praticar a reutilização de materiais.

3.2.3 - Desenvolver o espírito participativo como atitude positiva e enriquecedora da formação do cidadão;

3.2.4 - Desenvolver aspectos culturais, ecológicos, lúdicos, sociais e comunitários.

3.2.5 - Exercitar o espírito de liderança e motivação.







4. DAS OBRIGAÇÕES DAS EQUIPES

4.1 - Preparar-se e empenhar-se, membro a membro, na execução das tarefas de maneira a destacar o apreço pela escola, formando-se em comissões e distribuindo tarefas a elas.

4.2 - Estar ciente de que só será permitida a entrada no local de execução das tarefas, quando for o caso, das seguintes pessoas:

• Coordenadores da equipe (Professores)

• Executores das Tarefas.

OBS: Somente os líderes das equipes terão acesso à Comissão Organizadora, para esclarecimentos de eventuais dúvidas,

4.3- A equipe deverá indicar algum membro para observar os pertences possivelmente esquecidos no local das tarefas. A escola não se responsabilizará por objetos esquecidos, deixados ou perdidos no colégio ou na quadra onde ocorrerá a gincana, bem como por aqueles tomados por empréstimo de outra(s) pessoa(s).

4.4- Serão exigidas honestidade, lealdade e firmeza dos membros da equipe. O respeito entre os componentes será de suma importância. Brigas ou discussões que perturbem a ordem e a segurança dos membros das equipes ou de alunos e seus familiares, ou que comprometam o bom nome da U.E., resultarão na suspensão e/ou eliminação da equipe.



5. DAS PENALIDADES ADICIONAIS

5.1 - As equipes poderão perder pontos no caso de:

• Atrapalhar as equipes concorrentes por meio de qualquer artifício (inclusive barulho com instrumentos). Poderá perder até o total de pontos da respectiva tarefa (a critério da Comissão Organizadora).

• Pichar ou riscar muros e instalações do local de realização da gincana, sujar ou estragar móveis, etc: desclassificação (decisão irrecorrível).

• O Grito de Guerra não deverá perturbar o bom andamento da escola, pois acarretará perda de ponto da equipe.



6- DA PREMIAÇÃO DAS EQUIPES

6.1 - As Equipes vencedoras serão aquelas que somarem o maior número de pontos, respectivamente em 1º, 2º e 3º lugares.

6.2- Primeiro lugar: Troféu de 1º colocado;

Segundo lugar: Troféu de 2º colocado;

Terceiro lugar: Troféu de 3º colocado.

6.3 - A confraternização e comemoração da vitória será somente para a equipe vencedora – 1º lugar



7. DA IDENTIFICAÇÃO

• Todos os integrantes das equipes deverão ter elementos comuns que os identifiquem, tais como fitas, camisetas, crachás, etc.

• Cada equipe deverá ter uma cor diferente, conforme sorteio prévio com a Comissão Organizadora.

BRANCA ROXA VERMELHA VERDE AZUL AMARELA

8. DISPOSIÇÕES GERAIS:

• Todas as equipes deverão respeitar os seus adversários e o Regulamento da Gincana Cultural.

• Os líderes deverão estar atentos às orientações, horários e datas divulgadas pela Coordenação da Gincana Cultural.

• Os integrantes da Comissão não poderão aceitar convites para participar das equipes e zelarão pelo sigilo das provas.

• Casos não previstos neste documento serão resolvidos pela Coordenação Geral da Gincana Cultural.



9. DAS ETAPAS E DAS TAREFAS DA GINCANA

A Gincana da E.E. Prof. José Luiz de Siqueira abrange três etapas:



1ª Etapa

TAREFAS



TAREFA 01

DESENVOLVENDO O ESPÍRITO DE SOLIDARIEDADE

De 10/08 a 08/10 cada equipe fará a doação de cestas básicas, cada cesta básica terá a pontuação de 50 pontos. As doações serão recebidas às 6ª feira das 15h30 às 16h30 com o Prof. Adilson.



Conteúdo de cada cesta básica:

5 Kg de arroz

2 Kg de feijão

2 latas de óleo de soja (900 ml cada)

5 Kg de açúcar

1 Kg de sal refinado

1 pacote de café torrado e moído (500gr)

1 Kg de macarrão

1 lata de milho

1 lata de ervilha

1 caixa de extrato de tomate

1 Kg de farinha de trigo

1 Kg de farinha de mandioca

1 Kg de farinha de milho

1 Kg de fubá

1 pacote de bolacha (500 gr)

3 litros de leite

1 maço de fósforo

1 creme dental

1 pacote de esponja de aço

2 sabonetes

5 unidades de sabão em pedra

4 unidades de Papel Higiênico

TAREFA 02

CAÇA AO TESOURO

(De 16/08 a 24/09)

A Caça ao Tesouro consistirá no seguinte:

Será entregue um enigma a cada equipe, assim que a equipe desvendá-lo receberá outro e assim sucessivamente, até a chegada ao tesouro.

OBS.: Caso a equipe não consiga desvendar o enigma, receberá outra pista adicional, na semana seguinte.

Pontuação: 100 para a equipe vencedora



TAREFA 03

ESPORTE (Organizadores: Escola da Família)

OBS.: Os nomes dos participantes de cada prova deverão ser entregues às 9h do dia 05/09 ao Prof. Márcio Lopes na U.E.. A 2ª fase do Vôlei e do Futsal será realizada em 12/09.



Cada equipe deverá apresentar no dia 05/09 na E.E. Prof. José Luiz de Siqueira às 10h as seguintes provas:



1) CHUTES AO GOL

Jogam dois participantes de cada equipe, um para chutar e outro para ser o goleiro. Cada jogador terá direito a 5 chutes ao gol, alternadamente. Será considerada vencedora a equipe que fizer o maior número de gols. Caso aconteça o empate após os cinco chutes de cada equipe serão dadas chances adicionais, uma para cada time, até que uma equipe saia vencedora. Será utilizado o sistema de sorteio para a cobrança. Cada goleiro deverá defender o gol das outras 5 equipes.

Pontuação: 20 pontos



2) DESAMARRAR NÓS

Jogam um participante de cada equipe. Cada um recebe uma corda (ou cordão) com um mesmo número de nós. Ganha quem desatar todos os nós primeiro.

Pontuação: 20 pontos



3) JOGO DAS ARGOLAS

Enche-se com água garrafas de refrigerante (plásticas e grandes) e aperta-se bem as tampas. Arruma-se as garrafas no chão com pelo menos um palmo de distância entre elas. Faz-se uma linha de arremesso a cerca de 1,5 metros de distância. Cada participante recebe cinco argolas, para fazer cinco tentativas. Vence quem acertar mais argolas nos gargalos das garrafas. Será um participante por equipe.

Pontuação: 20 pontos



4) VÔLEI FEMININO

1ª Fase: Serão seis equipes divididas em três jogos. Será utilizado o sistema de sorteio para o confronto das equipes.

Dos confrontos sairão três equipes vencedoras e a classificação será feita na seguinte conformidade:

• a equipe com melhor desempenho jogará automaticamente a final. O outro finalista sairá do confronto direto entre as outras duas equipes.



Regras:

• Será considerada vencedora a equipe que ganhar dois sets de 20 pontos;

• No caso de empate na classificação haverá um set extra, valendo 15 pontos;

• As equipes deverão estar devidamente uniformizadas.



Valor da Prova – 50 pontos



5) FUTSAL MASCULINO

1ª Fase: Serão seis equipes divididas em três jogos. Será utilizado o sistema de sorteio para o confronto das equipes.

Dos confrontos sairão três equipes vencedoras e a classificação será feita na seguinte conformidade:

• a equipe com melhor desempenho jogará automaticamente a final. O outro finalista sairá do confronto direto entre as outras duas equipes.



Regras:

• Serão cinco jogadores por equipe;

• O jogo terá dois tempos de 10 min., sem intervalo;

• Em caso de empate, o jogo será decidido por pênaltis. Haverá cobrança de cinco pênaltis alternados, sendo considerada vencedora a equipe que fizer o maior número de gols. Caso ainda haja empate após os cinco chutes de cada equipe serão dadas chances adicionais, uma para cada time, até que uma equipe saia vencedora.

• Em caso de empate na classificação da 1º Fase o critério será, nesta sequência: Saldo de gols, seguido por gols marcados e gols sofridos.

• As equipes deverão estar devidamente uniformizadas.



Valor da Prova – 50 pontos



2ª Etapa: Cultural (Local: Pátio da E.E. Prof. José Luiz de Siqueira - Dia:11/10 - Horário: 19h)



TAREFAS



TAREFA 01

ESTIMULANDO OS ESTUDOS

Cada equipe deverá estudar ao máximo o conteúdo do 3º Bimestre a fim de fazer, da melhor forma possível, o Simulado, que se realizará no dia 21/09. A comissão organizadora realizará a soma de todas as notas dos alunos da classe e depois dividirá pelo número de alunos, efetuando assim a média aritmética. Faz-se o mesmo com todas as classes de cada equipe chegando à média da equipe. As equipes serão pontuadas na seguinte conformidade:



MÉDIA PONTOS

3,5 a 4,0 500

3,0 a 3,4 400

2,5 a 2,9 300

2,0 a 2,4 200

1,5 a 1,9 100

1,0 a 1,4 50



O aluno que obtiver a maior nota individualmente somará à sua equipe 10 pontos de bonificação. Caso haja empate será computado 10 pontos às equipes dos respectivos alunos.

Obs.: No dia 13/10 haverá somente a divulgação dos resultados uma vez que a tarefa fora realizada em 21/09.



TAREFA 02

GRITO DE GUERRA

Cada equipe dará seu grito de guerra, o melhor grito a equipe ganhará 30 pontos.

Critério de avaliação: Criatividade, organização e sincronismo.





TAREFA 03

SOLETRANDO

Cada equipe terá um aluno pré definido para participar da prova.



O organizador sorteará a equipe chamando à frente o aluno correspondente. O organizador pronunciará, de maneira clara, a primeira palavra da lista. O concorrente soletra a palavra. Se acertar, volta ao seu lugar. Se errar está eliminado.

O organizador sorteia mais uma equipe e o aluno correspondente soletra a segunda palavra da lista. O próximo concorrente sorteado soletrará a terceira palavra da lista e assim por diante. A primeira rodada segue até que todas as equipes tenham sido sorteadas. Então recomeça uma nova rodada, sorteando-se apenas a equipe dos concorrentes “sobreviventes”, que continuarão soletrando seguindo sempre a ordem das palavras constantes na lista.

A competição segue eliminando as equipes que errarem até que restem apenas duas equipes.

Os dois finalistas vão soletrar alternadamente as palavras (seguindo a ordem da lista), até que um deles erre dentro de uma mesma rodada. O outro finalista, se já não tiver soletrado com acerto aquela rodada, deve soletrar outra palavra. Se ele acertar será o vencedor. Se também errar, o outro finalista volta e recomeça a disputa entre os dois, até se chegar ao vencedor.











REGRAS DE SOLETRAÇÃO



A fonte de consulta do organizador deve ser única (Dicionário Aurélio da Língua Portuguesa), as palavras devem ser pronunciadas de acordo com a marcação deste dicionário.

Na competição oral, depois do organizador pronunciar a palavra para o concorrente, ele deve ser encorajado a pronunciá-la também, antes e depois da soletração.

O concorrente pode pedir para o organizador pronunciar a palavra novamente. Ele também tem o direito de pedir uma definição da palavra, seus sinônimos, sua classificação gramatical e seu uso numa frase (sempre segundo o dicionário Aurélio). O organizador deve conceder todas as respostas de acordo com as regras de tempo pré-estabelecido - que veremos mais adiante.

Depois que o concorrente começar a soletrar, ele pode parar e começar de novo, retomando a palavra do começo. Porém, quando ele recomeçar, a seqüência de letras que ele já havia dito não poderá ser modificada. Se ele modificar alguma letra, será automaticamente considerada errada a soletração.

Se a palavra a soletrar tiver acento, hífen, ou qualquer outro sinal gráfico o participante tem que dizer. (Imediatamente antes, ou imediatamente depois da letra acentuada). Se não disser, a soletração deve ser considerada errada e ele estará eliminado.

OBS.: AS DUAS ORTOGRAFIAS SERÃO ACEITAS.

TEMPO DE SOLETRAÇÃO:

O concorrente deve soletrar a palavra em, no máximo, 2 minutos, tempo que começa a valer quando o organizador pronuncia a palavra.

Se, aos 30 segundos de terminar o tempo, o concorrente ainda não tiver começado a soletrar o organizador deve avisá-lo oralmente que ele está entrando no Tempo Final.

Se o candidato começar a soletrar a palavra ao ouvir o alerta de que os 2 minutos estão expirando, o organizador vai deixar que o candidato complete a soletração, desde que ele faça isso num ritmo razoável.



PONTUAÇÃO: 50 PONTOS



TAREFA 04

TORTA NA CARA

Cada equipe será composta por 3 meninas e 3 meninos. Nessa competição, cada grupo formado por duas equipes responde as perguntas extraídas de um maço de cartas e tem um tempo para pensar e decidir sobre as respostas. Cada resposta correta serão 10 pontos para a equipe, o castigo pela resposta errada é receber na cara uma torta.

Será utilizado o sistema de sorteio para o confronto entre as equipes. A equipe que apertar a campainha e não acertar a resposta, o ponto automaticamente ficará para a equipe adversária. Caso os dois participantes apertem a campainha não contará ponto para as equipes.



Obs: Os alunos indicados na tarefa 03 não poderão ser os mesmos da tarefa 04.



TAREFA 05

Desafios

1º - Pessoa mais idosa

A equipe que trouxer a pessoa mais idosa devidamente documentada ganhará 30 pontos.



2º - Gêmeo idêntico

A equipe que trouxer um casal de gêmeo idêntico ganhará 30 pontos por prova cumprida.



3º - Sósia de alguma celebridade

A equipe que trouxer um sósia ganhará 30 pontos por prova cumprida.



4º -Talentos de minha casa

Cada equipe deverá convencer pai, mãe ou responsável legal de um integrante da equipe para que ele possa fazer uma apresentação, demonstrando algum talento. Pelo cumprimento da tarefa, a equipe obterá 50 pontos. (duração máxima 05 minutos)



3ª Etapa: Encerramento (Local: Pátio da E.E. Prof. José Luiz de Siqueira - Dia:13/10 - Horário: 19h)



TAREFA 01

DESFILE GAROTO E GAROTA SIQUEIRA

Cada equipe deverá apresentar um casal de alunos para desfilar a fim de que os jurados possam escolher O GAROTO e A GAROTA SIQUEIRA.

Os jurados deverão levar em consideração a beleza, a desenvoltura e o charme dos participantes. VESTIMENTA: Esporte e Social.

As notas deverão ser apresentadas separadamente.

GAROTA / GAROTO

1º LUGAR – 50 PONTOS;

2º LUGAR – 40 PONTOS;

3º LUGAR – 30 PONTOS;



Ressaltamos que os vencedores não precisam ser, necessariamente, da mesma EQUIPE.

As músicas serão determinadas pela Comissão julgadora.





TAREFA 02

DANÇA DOS FAMOSOS

Cada equipe deverá apresentar, em no máximo 05 minutos, um casal que possa representá-la em um concurso das seguintes danças: salsa e tango. Os jurados atribuirão notas de 7 a 10 pontos para cada tipo de dança apresentada. Eles deverão levar em consideração a desenvoltura do casal, o charme e o poder de sedução. A equipe terá liberdade de colocar o mesmo casal para os dois ritmos ou trocar de casal, se achar necessário.

SALSA

1º LUGAR – 100 PONTOS;

2º LUGAR – 75 PONTOS;

3º LUGAR – 50 PONTOS;



TANGO

1º LUGAR – 100 PONTOS;

2º LUGAR – 75 PONTOS;

3º LUGAR – 50 PONTOS;



TAREFA 03

DESFILE DE MATERIAL RECICLÁVEL

Cada equipe deverá apresentar um casal de alunos para desfilar com roupas confeccionadas com material reciclável a fim de que os jurados possam escolher a melhor roupa.

Os jurados deverão levar em consideração a criatividade e a beleza da roupas. As notas deverão ser apresentadas separadamente.

ROUPA MASCULINA / ROUPA FEMININA

1º LUGAR – 50 PONTOS;

2º LUGAR – 40 PONTOS;

3º LUGAR – 30 PONTOS;



Ressaltamos que os vencedores não precisam ser, necessariamente, da mesma EQUIPE. As músicas serão determinadas pela Comissão julgadora.



Obs: Os alunos indicados na tarefa 01 não poderão ser os mesmos da tarefa 03.



TAREFA 04

APRESENTAÇÃO MUSICAL

As equipes deverão realizar uma apresentação musical livre no SHOW DE ENCERRAMENTO da Gincana. O(s) participante(s) poderá(ão) ser qualquer pessoa da sociedade.

Duração máxima de 05 minutos.

PONTUAÇÃO:

1º LUGAR – 100 PONTOS;

2º LUGAR – 75 PONTOS;

3º LUGAR – 50 PONTOS;

Obs.: O não cumprimento do tempo a equipe será desclassificada. O tempo começará a contar a partir do momento que o apresentador solicitar a apresentação.

BOA SORTE !!!

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